O que é realidade aumentada?
É uma tecnologia que expande o nosso mundo físico, adicionando camadas de conteúdo digita dentro dele, porém diferente da Realidade Virtual, ela não cria um mundo diferente do nosso, e sim adiciona gráficos, sons, vídeos e imagens ao nosso mundo. Tais mudanças que apesar de serem visíveis apenas através de telas, elas mudam a nossa percepção de realidade quando nos imergimos nela.
Como a realidade aumentada funciona?
Câmeras e sensores: quer possibilitam o dispositivo a identificar o local onde deve projetar o modelo 3D
Processo de criação: a realidade aumentada necessita um processador, memória, RAM, Bluetooth/WI-FI, GPS, etc... para que seja possível medir velocidade, angulo, direção e orientação espacial.
Display: depois de retirar todas as informações de sensores e eletrônicos, é criado uma projeção dentro da vista da câmera, que atua como se realmente estivesse naquele lugar no mundo físico.
Reflexão: Alguns dispositivos de RA tem espelhos para auxiliar o olho humano a enxergar os objetos, aluns são "matriz de pequenos espelhos curvos" e outros são espelhos de dois lados, para refletir a luz para a câmera e para os olhos do usuário. A função do espelho é criar um alinhamento mais preciso na imagem.
Tipos de Realidade Aumentada
Existem 4 tipos de realidade aumentada atualmente:
RA baseado em marcações: Esse tipo necessita de algum símbolo ou código visual que algum aparelho possa reconhecer e reproduzir como imagem na tela.
RA sem marcações: Ele se baseia em localidade do dispositivo, através de um GPS, compasso, giroscópio e acelerômetro para providenciar a realidade para o usuário, na maioria das vezes é usado para mostrar localidade de restaurantes e locais nas ruas.
RA baseado em projeção: Projeta uma luz em superfícies físicas que possibilita uma interação do usuário com essa luz, como em muitos filmes de ficção como "Star Wars".
RA baseado em sobreposição: Muda a realidade através da tela, substituindo sua visão física por outra diferente, adicionando ou retirando informações na tela.
Dispositivos de realidade aumentada
Hoje em dia muitos dispositivos já suportam a realidade aumentada. De smartphones e tablets, até acessórios como google glass e dispositivos de bolso e cada vez mais tecnologias, porém com algumas especificações, como sensor, câmera, compasso, GPS, CPU e outras características que já foram mencionadas.
Categorias de dispositivos de realidade aumentada:
Dispositivos móveis (smartphones e tablets): atualmente o mais popular e que mais bem se adapta a RA, onde existem aplicativos desde entretenimento, até analítica, esportes e redes sociais.
Dispositivos de RA: Dispositivos criados especificamente para essa única função, como o HUD, (dispositivo que exibe informações para o piloto no vidro frontal do veículo) inicialmente utilizada para treinar pilotos militares e hoje em dia utilizado pela indústria da aviação, automobilística, esportes, etc.
Óculos de RA: Google Glasses, Meta 2 Glasses, Laster See-Thru, Laforge AR eyewear, etc. Esses dispositivos possibilitam a exibição de informação captada pelo celular em lentes de óculos.
Lentes de contato AR: A humanidade da um passo a frente, tendo grande produtoras de eletrônicos como a Samsung e Sony anunciando o desenvolvimento de lentes de contatos de RA. A Samsung está produzindo lentes de contato que seriam uma extensão do smartphone, enquanto a Sony, pensa em lentes independentes.
Exibição virtual na retina: Consiste em criar imagens na visão humana através da emissão de laser na retina. Tais sistemas ainda são estudados para um uso mais prático.
Possíveis aplicações da RA.
A realidade aumentada tem o potencial para complementar muitas atividades do cotidiano humano de diferentes maneiras, como por exemplo:
Educação: com certeza deixaria o aprendizado muito mais interativo e atrativo para alunos aprenderem as matérias mais difíceis dentro das escolas.
Medicina/ saúde: Pode ajudar a monitorar, treinar, localizar, entre outras.
Militar: Para navegações avançadas, marcar objetos em tempo real.
Entretenimento: Arte, música, instalações visuais, vídeo games.
Turismo: Informações de lugares e Locomoção
Transmissões: Aprimorar transmissões ao vivo com conteúdos interativos.
Design: Ajuda a visualizar, calcular e modelar.
Breve história da RA
Em 1968, Ivan Sutherland e Bob Sproull criaram o primeiro dispositivo de cabeça , chamado "The Sword of Damocles" ou a Espada de Damocles. Obviamente, era um dispositivo bem simples que exibia gráficos básicos.
Em 1975 Myron Krueger criou o "Videoplace" ou ambiente de vídeo – um laboratório artificial. O cientista criou um ambiente com interação digital por movimentos humanos. Esse conceito foi futuramente utilizado para projeções e outras funções.
Em 1980, Steve Mann desenvolveu o primeiro computador portátil, chamado "EyeTap", criado para ser utilizado em frente dos olhos. Ela gravava o que o usuário estava vendo e também adicionava imagens sobrepostas à imagem real.
Em 1987 Douglas George e Robert Morris desenvolveram o protótipo do seu experimento "heads-up display" (HUD), que exibia informações do céu, através do vidro frontal das naves para o piloto.
O ano de 1990 marcou o nascimento do termo "Realidade Aumentada".
Primeiramente, ele apareceu no trabalho de Thomas Caudell e David Mizell pesquisadores da companhia Boeing.
Em 1992 Louis Rosenberg da Força Aérea dos EUA criaram um sistema de RA chamado “Virtual Fixtures” criado pelas forças aéreas para melhorar a performance humana.
Em 1999, um grupo de cientistas liderado por Frank Delgado e Mike Abernathy testara um novo programa de navegação, que geraria informações ruas e avenidas através de imagens de helicóptero.
Em 2000 uma cientista japonesa, Hirokazu Kato desenvolveu e publicou o ARToolKit – um kit de desenvolvimento de softwares com código aberto, que viabiliza o desenvolvimento de interfaces para realidade aumentada.
Em 2004, a Trimble Navigation apresentou um capacete de realidade aumentada.
Em 2008 a Wikitude fez um guia de viagens com RA para smartphones.
Em 2013 Google testou o Google Glass com conexão via Bluetooth.
Em 2015 a Microsoft apresentou duas novas tecnolgoias: Windows Holographic e HoloLens (um óculos RA com varios sensorespara exibição hologramas em HD).
Em 2016 Niantic lançou Pokemon GO para dispositivos móveis. O aplicativo fez um incrível sucesso que arrecadou $2 milhões apenas na primeira semana.
Bibliografia:
Wikipedia
Google Images
Comments